A UNESCO, o Programa MaB, a RBMA e o
Programa "Mercado Mata Atlântica – RBMA"


Selo de Origem

O Programa MaB e as Reservas da Biosfera

O Programa "Mercado Mata Atlântica – RBMA" – programa permanente da RBMA

O Programa MaB e as Reservas da Biosfera

Com o objetivo central de promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta, o Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) foi criado como resultado da "Conferência sobre a Biosfera" realizada em 1968, pela UNESCO em Paris.

O MaB foi lançado em 1971 e é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio. Busca o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

Como uma de suas estratégias de atuação, o Programa reconhece Reservas da Biosfera (RBs) pelo mundo, definidas como áreas de ecossistemas terrestres ou costeiros que tem como função fomentar e mostrar uma relação equilibrada entre a sociedade e o meio ambiente.

O Programa "Mercado Mata Atlântica – RBMA" – programa permanente da RBMA

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) é uma das sete RBs criadas no Brasil e chancelada pela UNESCO por meio do Programa MaB e tem como missão "contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica", e como funções principais a Conservação dos recursos naturais; o Desenvolvimento sustentável; e a Geração e promoção do conhecimento científico e saber tradicional.

Dentro desse contexto, o Programa "Mercado Mata Atlântica – RBMA" é um dos Programas permanentes da RBMA e tem como eixos estratégicos, alinhados às funções da RBMA e do Programa MaB da UNESCO: a economia dos recursos naturais; a produção e o consumo sustentável; e a geração do conhecimento técnico-científico e tradicional.

Programa “Mercado Mata Atlântica – RBMA”, Citibank e Citi Foundation:
Valorizando a produção, o consumo sustentável e os povos da Mata Atlântica!