Mercado Mata Atlântica - RBMA

O Programa "Mercado Mata Atlântica - RBMA" atua como facilitador e promotor das cadeias de valor da sociobiodiversidade da Mata Atlântica em ações que visam o fortalecimento e consolidação de mercados sustentáveis e do consumo responsável. Com esse enfoque, apoia empreendimentos que trabalham com matérias primas oriundas de extrativismo e/ou de cultivos em sistemas agroecológicos, de processos artesanais, por Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PCTAF) ou Micro e Pequenas empresas, estando o empreendimento inserido dentro da área da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

Dentre os principais resultados do Programa estão a realização de diagnósticos participativos das cadeias produtivas prioritárias, a promoção dos produtos e empreendimentos através do site institucional, de feiras e exposições, a promoção do consumo sustentável e a certificação de produtos com o Selo de Origem "Mercado Mata Atlântica – RBMA".

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - RBMA

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - a primeira do Brasil e reconhecida em sua primeira fase pela UNESCO em 1991 - é a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 78 milhões de hectares e formada de porções contínuas do Território Nacional que vão do Ceará ao Rio Grande do Sul, abrangendo áreas de 16 dos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica. Tal abrangência permite sua atuação na escala de todo o Bioma, trabalhando para sua conservação e pela melhoria da qualidade de vida das populações que vivem em sua área de influência.


 

Selo de Origem "Mercado Mata Atlântica - RBMA"

Selo Mata Atlântica numero 3101017/12 Produto SustentalO Selo de Origem "Mercado Mata Atlântica – RBMA" tem como objetivo reconhecer e promover empreendimentos sustentáveis localizados dentro da área da RBMA, que estejam de acordo com a missão e as funções principais da RBMA, atendendo a três princípios fundamentais: Economia dos recursos naturais; Produção e consumo sustentáveis; e Promoção do conhecimento técnico-científico e do saber tradicional.

Nessa linha, os produtos certificados devem ser produzidos com matérias primas oriundas de extrativismo e/ou de cultivos em sistemas agroecológicos, de processos artesanais, por Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PCTAF) ou Micro e Pequenas empresas, estando o empreendimento inserido dentro da área da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).