Cooperostra


Alimentos


Valores Socioambientais: Cooperostra

A Cooperostra foi criada em 1997 com o objetivo de beneficiar os coletores e o meio ambiente. Para isso, os "pescadores" respeitam a época de reprodução das ostras, também chamado de período de defeso. Para que seja possível manter a renda nesse período, os cooperados se previnem colocando no viveiro as menores ostras que podem ser pegas antes da época de reprodução. Dessa forma, quando chega na época em que a pesca não é permitida essas ostras já cresceram e estão prontas para serem vendidas.

Quanto ao tamanho da ostra, só são pescadas ostras de 5 a 10 cm, porque as menores são "bebês" e precisam se desenvolver mais e as maiores são as " mães" que tem muitos filhos grudados a elas e que são responsáveis pela reprodução da espécie. Após serem pegas, as ostras são selecionadas e as maiores ou menores voltam para o mangue. Elas são, então, colocadas em locais com água limpa para filtrar a água e ao mesmo tempo se limpar da sujeira. E então estão prontas para a venda.

No inicio, eram capturadas aproximadamente 35 mil dúzias de ostras por ano, vendidas a menos de um real a dúzia. Hoje, anualmente são pegas mais de 70 mil dúzias de ostras, vendidas a 5 reais a dúzia. Esse aumento no preço e no número das ostras se deve ao objetivo de aumentar a quantidade na Cooperostra e atender as 42 famílias que estão ligadas a esse processo, cada uma com a sua função.


CONTATO

Nome: Osni Pires Pontes
Telefone: (13) 3851-8339
Endereço: Rodovia Prefeito José Herculano de Oliveira Rosa, s/nº- km6, Bairro: Parque Náutico – Cananéia / SP, CEP: 11990-000
E-mail: cooperostra@ig.com.br
Site: www.cooperostra.com.br