Cooperafloresta


Alimentos


Informações Socioambientais: Cooperafloresta

A Cooperafloresta é uma associação composta por 66 famílias agricultoras organizadas em 10 grupos de bairros. Os grupos realizam mutirões de trabalho semanais e reuniões sempre que necessário. Os grupos elegem 1 representante para um Conselho que se reúne uma vez por mês visando à gestão da associação e do processo participativo de geração de credibilidade (certificação participativa) do caráter ecológico de sua produção.

A Cooperafloresta articula-se com o movimento nacional da agroecologia através da participação na Rede Ecovida de Agroecologia. A Rede une cerca 2.500 famílias agricultoras, suas organizações, ONG's, organizações de consumidores de produtos ecológicos, processadores e pessoas interessadas em contribuir com o desenvolvimento da agroecologia.

A Cooperafloresta atua nos municípios de Barra do Turvo SP e Adrianópolis PR, se constituiu a partir de um trabalho iniciado em 1996, junto com duas famílias agricultoras locais. Sua principal missão é capitalizar a riqueza socioambiental de sua área de atuação, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, a partir do desenvolvimento/transformação da cultura e agricultura tradicional, através da agroecologia e dos sistemas agroflorestais.

No âmbito da Cooperafloresta já existe uma considerável diversidade de árvores frutíferas, porém em pequenas quantidades. A rápida multiplicação destes materiais é fundamental para a implantação de desenhos agroflorestais multiestratos que viabilizem um melhor aproveitamento econômico dos diversos estratos. Nos últimos dois anos produzimos grande quantidade de mudas de espécies florestais e frutíferas para enriquecer os sistemas agroflorestais. Entre elas; angico branco, angico vermelho, cedro rosa, canela guaicá, peroba rosa, pessegueiro bravo, guabiroba, goiaba, graviola doce e azeda, carambola, acerola, jatobá, ipê, tarumã, bacupari mirim, cabeludinha, pitanga, juçara, pupunha, café, etc.

A agroindustrialização é bastante importante para dar uma maior segurança de comercialização para alguns produtos como banana, frutas variadas, abóboras, etc. Atualmente mais de um terço da produção de bananas é comercializada como bananada ou banana-passa.

Trabalhar na construção de um mercado que consome por razões de ética social e ambiental, vai muito além da inclusão social. É uma ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade solidária e baseada na ética de cooperação dos seres humanos entre si e com a natureza, objetivo guia da Cooperafloresta.

Coerente com seu objetivo de realizar comercialização direta e construir novas relações na comercialização a Cooperafloresta termina o ano comercializando em 5 feiras de produtos orgânicos.

A Cooperafloresta é filiada a Rede Ecovida de Agroecologia e com uma forte e duradoura relação de parceria com a AOPA se articula com diversas instituições engajadas na luta pelo desenvolvimento da agricultura familiar e da agroecologia. A Cooperafloresta tem também desenvolvido diversas outras relações de parceria com o DESER, com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Curitiba, com a Secretaria do Trabalho, Emprego Promoção Social do Estado do Paraná e Visão Mundial. Este engajamento propicia uma continua atualização de seu domínio sobre os diversos instrumentos de política pública, notadamente os que se referem ao desenvolvimento da agricultura familiar. A nível local a articula-se as Prefeituras Municipais de Barra do Turvo SP e Adrianópolis, ao Parque do Jacupiranga, ao Instituto Ambiental do Paraná, EMATER e CATI.



CONTATO

Nome: Cooperafloresta
Telefone: (15) 3577-1652
Endereço: Cooperafloresta, Praça da Bíblia 36, Barra do Turvo - SP, CEP: 11955-000
E-mail: vendas@cooperafloresta.org.br
Site: www.cooperafloresta.org.br