ASPAG: Associação de Pequenos Produtores de Ginseng de Querência do Norte


Artesanato


mapa

Valores Socioambientais: ASPAG

Nas margens e ilhas do Rio Paraná vegeta naturalmente a Pfaffia Glomerata – Ginseng Brasileiro, espécie que, potencialmente, tem risco de extinção devido à coleta intensiva e predatória de suas raízes, por Ilhéus (PCTs), trabalhadores volantes, ribeirinhos e assentados em terras da região noroeste do Paraná. Freqüentemente este pessoal é obrigado a completar sua renda vendendo sua força de trabalho para a realização de diversas atividades. A coleta da Pfaffia Glomerata – Ginseng brasileiro em seu ambiente natural é uma delas, que consiste em atear fogo na vegetação, destruindo a biodiversidade das ilhas, causando enorme dano ambiental, onde após alguns dias o ginseng é uma das primeiras plantas a rebrotar, facilitando sua localização e coleta, para venda das raízes in natura.

Diante deste quadro, surgiu o consenso de cientistas, industriais, governo, produtores e organizações ambientalistas que, uma das iniciativas para reduzir a pressão sobre o meio ambiente, é preservar os recursos genéticos e o desenvolvimento de sistemas que permitam a exploração das espécies através do manejo extrativista ou de cultivo sustentável, baseado em pesquisas agronômicas que visam a produção permanente, ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, de matéria-prima, com qualidade e quantidade.

É nesse sentido que a ASPAG trabalha, com agricultura Orgânica, em curva de nível, plantio em nível, adubação verde, e aumento da fertilidade com aumento de matéria orgânica.


CONTATO

Nome: Misael Jeferson Nobre
Telefone: (44) 3462-1225 e (44) 9138-9338
E-mail: mjnobreqcia@hotmail.com
Site: http://ginsengaspag.blogspot.com.br/