O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA) é o órgão máximo de gestão da RBMA, ao qual cabe estabelecer as diretrizes para os trabalhos de implantação desta Reserva. Concebe seu Plano de Ação e deve realizar sua avaliação periodicamente.

Sua composição é paritária, sendo 20 membros governamentais e 20 membros da sociedade civil. Dos 20 membros governamentais, 4 representam o Governo Federal, sendo 3 do Ministério do Meio Ambiente e 1 a ser convidado pelo Conselho; 15 dos Governos dos Estados que compõem a Reserva e 1 representa os Municípios.

Dos 20 não governamentais, 6 representam o setor científico, 6 representam as ONGs ambientalistas e 6 as comunidades de moradores inseridas na área da RBMA. Cada um desses 3 segmentos não governamentais conta com 2 representantes de cada região da Reserva (Nordeste, Sudeste e Sul) e há, além desses 18, outros 2 membros da iniciativa privada convidados pelo CN-RBMA.

Para fins do Sistema de Gestão da RBMA o estado do Mato Grosso do Sul (Centro Oeste) esta incluído na região Sul.

O CN-RBMA possui um Presidente e um Vice–Presidente, eleitos em chapa entre seus membros a cada quatro anos, durante a reunião anual do Conselho.

As Reuniões cdo Conselho ocorrem alternadamente nas 3 regiões da Reserva. Desde 1998, na mesma data são realizados os Encontros Nacionais dos Comitês Estaduais da RBMA, fortalecendo a integração horizontal de seu Sistema de Gestão.

A cada 2 anos, juntamente com as Reuniões do Conselho, é realizado um Seminário Nacional da RBMA, aberto ao público em geral, com temas prioritários para a Mata Atlântica.

Desde 1998, na mesma data são realizados os Encontros Nacionais dos Comitês Estaduais da RBMA, fortalecendo a integração horizontal de seu Sistema de Gestão.

Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br