LINKS DE REFERÊNCIA
 
PANORAMA DO CUMPRIMENTO DAS METAS DE AICHI 2020

O Projeto Anuário Mata Atlântica: Monitoramento das Metas de Aichi - CDB 2020 no Bioma Mata Atlântica visa também contribuir para articular e apoiar a construção de estratégias e planos de ação para cumprimento dos Objetivos e Metas da CDB, em recortes sub-nacionais.

No Estado de São Paulo, por exemplo, apoiou a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente – SMA que para alcançar a implementação das Metas de Aichi, adotou como estratégia implantar um Plano de Ação com metas e ações especificas e criou a Comissão Paulista de Biodiversidade.

Iniciativas e processos semelhantes vêm sendo implementados e iniciados por outros estados e municípios da Mata Atlântica.

O Projeto Anuário Mata Atlântica: Monitoramento das Metas de Aichi - CDB 2020 no Bioma Mata Atlântica, disponibilizará por meio do Hot-site do Programa Anuário a publicação on-line do documento contendo os dados quantitativos e qualitativos, novos indicadores e estratégias referentes ao processo de cumprimento dos objetivos e metas de Aichi- CDB na Mata Atlântica.

O hot-site do Anuário Mata Atlântica servirá como principal meio de entrada para os dados coletados, de troca e validação das informações pela Rede RBMA, colaboradores e parceiros, divulgando e fomentando avanços nos compromissos assumidos pelo Brasil na Conferência de Nagoya.

UM PROCESSO DESCENTRALIZADO E PARTICIPATIVO

Visando assegurar transparência e capilaridade, a RBMA definiu pelo Programa Anuário uma estratégia de articulação que visa aumentar a eficiência dos processos de comunicação e gestão de conhecimento, bem como, a relevância dos temas relativos à Mata Atlântica na web. Neste sentido, foram selecionados 43 pontos focais da Rede RBMA e capacitados, em oficinas virtuais, sobre o tema CDB e Metas de Aichi para 2020, bem como sobre a estratégia metodológica para seu monitoramento entre 2011 a 2020 no Bioma Mata Atlântica. Assim, informações poderão ser recolhidas de forma descentralizada e participativa, e junto com o trabalho dos consultores temáticos, possibilitarão o monitoramento do cumprimento das Metas de Aichi no Domínio da Mata Atlântica e a ampliação de ações de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, rumo ao cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos em AICHI / CDB para 2020.

Para sua realização o Projeto Anuário Mata Atlântica: Monitoramento das Metas de Aichi – 2011-2020 conta, em sua primeira fase, com a membros da Rede RBMA, um Conselho Consultor, composto por instituições e especialistas na área, de diversos segmentos governamentais, científicos, empresariais e da sociedade civil como um todo e com a parceria e apoio da Empresa VALE, da Fundação AVINA e da GIZ.

O Projeto buscará de forma contínua parceiros estratégicos dos segmentos empresarial, governamental (Nacionais e Subnacionais) e de outras entidades do terceiro setor, e a integração permanente com a Política e o Plano Estratégico Brasileiro para cumprimento das Metas Aichi – CDB 2020, definido e apresentado pelo Governo Federal.