LINKS DE REFERÊNCIA
 
PANORAMA DO CUMPRIMENTO DAS METAS DE AICHI 2020

O "Anuário Mata Atlântica" é um programa permanente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, criado em 1999, com o objetivo de consolidar, atualizar e disponibilizar informações sobre o Bioma Mata Atlântica de forma sistemática e periódica, com vistas a possibilitar análises comparativas (anuais e plurianuais) sobre os avanços e desafios na conservação, conhecimento científico e tradicional e o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica, subsidiando projetos e políticas públicas.

O Programa Anuário é desenvolvido em parceria com várias instituições, acadêmicas, governamentais e não governamentais, gerando publicações, relatórios e informações disponíveis em hot site específico no portal da RBMA.

A partir da COP-10 (Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica) o Programa Anuário Mata Atlântica da RBMA definiu como prioridade o fomento, difusão e monitoramento anual do cumprimento dos Objetivos e Metas de Aichi (CDB) para 2020.

A partir da ultima Conferencia das Partes, realizada no Japão em 2010, para avaliação da Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB), a RBMA definiu que o foco principal do seu Programa Anuário Mata Atlântica será o monitoramento e a divulgação dos resultados, do cumprimento ou não, das Metas de Aichi – CDB 2020, em um dos mais ameaçados e ricos biomas Brasileiros, o Bioma Mata Atlântica e em suas regiões costeiras e marinhas adjacentes.

Este é o maior desafio, do Projeto Anuário Mata Atlântica: Monitoramento das Metas de Aichi - CDB 2020 iniciado em 2011, por meio da REDE RBMA, que envolve diretamente cerca de 250 Instituições, governamentais e não governamentais, de 17 Estados Brasileiros, alem de colaboradores e parceiros estratégicos.

O Projeto objetiva fazer, de maneira integrada com a política nacional, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, o acompanhamento e a avaliação do cumprimento dessas metas, com um recorte biomático. Mais do que isso, pretende contribuir para criar mecanismos e fomentar ações, nacionais e subnacionais, no sentido de cumprir e implementar os Objetivos e Metas de Aichi no Domínio Mata Atlântica e em suas regiões marinhas adjacentes.

O ponto de partida para o monitoramento será o documento de "Avaliação do Cumprimento das Metas 2010 da CDB para o BIOMA MATA ATLÂNTICA", (Lino C.F. e Simões. L, 2010) elaborado pela parceria entre WWF e RBMA, contando com a colaboração de diversas instituições e pesquisadores atuantes neste território, apresentado na COP 10 e já disponibilizada no Site da RBMA.