A criação de Colegiados Regionais, proposta no processo de Planejamento Estratégico e foi aprovada pelo Conselho Nacional em 2003, constituídos por todos os Coordenadores de Comitês Estaduais da RBMA de cada uma das regiões da Reserva (NE,SE,S), com o objetivo de:

Articular os interesses regionais visando o trabalho conjunto dos Comitês Estaduais e promovendo os Encontros Regionais (de Comitês Estaduais).
Estimular e apoiar a consolidação do Sistema de Gestão em cada um dos Estados de sua região.
Promover em conjunto com os Comitês Estaduais e a Secretaria Executiva Nacional o fluxo permanente de informações e rotinas operacionais entre as instâncias nacional, regionais e estaduais da RBMA.

Nas questões de interesse estritamente estadual, a relação se dá diretamente entre os Comitês Estaduais e o Conselho Nacional e a Secretaria Executiva Nacional, sem a intermediação da Coordenação dos Colegiados Regionais.

O Colegiado Regional é formado por todos os Coordenadores dos CE-RBMA da região.

A Coordenação do Colegiado Regional é exercida por qualquer um dos Coordenadores dos Comitês Estaduais, independentemente de ser Conselheiro Nacional, eleito por maioria simples pelo Colegiado Regional. O Coordenador Regional participa das reuniões do Conselho Nacional da RBMA com direito a voz.

Os Colegiados contam com um Núcleo de Apoio Operacional para a execução das tarefas de sua competência.

Atualmente os Colegiados são coordenados pelas 3 "meninas-poderosas":

Dorinha Melo - Colegiado Nordeste

Denise Rambaldi - Colegiado Sudeste

Ana Cimardi - Colegiado Sul

Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br