A importância dos Relatórios de Sustentabilidade

A importância dos Relatórios de Sustentabilidade para as empresas
A cada ano, mais empresas buscam relatar, de forma clara e transparente, os seus resultados e impactos, e para isso muitas delas têm procurado adotar ferramentas consistentes e completas. Atualmente um dos modelos, com maior credibilidade mundial, é o da GRI – Global Reporting Initiative, ONG que desenvolveu uma estrutura de relatório que compõe um conjunto de diretrizes e indicadores que possibilitam medir, divulgar e prestar contas aos seus Stakeholders, não somente sobre o desempenho econômico, mas também sobre o social e ambiental (tripple botton line).
Desenvolver relatórios de sustentabilidade é totalmente voluntário. Qualquer organização pode relatar as suas ações e escolher a maneira que julgar mais adequada.
Inúmeros são os benefícios para as organizações que elaboram o relatório de sustentabilidade, além de diagnosticar as suas fortalezas e fraquezas, eles também influenciam positivamente na reputação da empresa e aumentam a fidelidade e confiança dos seus públicos de interesse.
Publicar um documento como esse, além de ser importante diferencial competitivo, significa ser transparente sobre a sua forma de conduzir os negócios, assumir compromissos com a sociedade e estabelecer metas, de curto, médio e longo prazo que levem a organização à sustentabilidade. 

Autoras: Fabiola Sparapani e Márcia Regina Mainardes, Analistas de Responsabilidade Social da Unimed Campinas.

 

(Fonte:Site Forum Terceiro Setor )


Outras Notícias...
Escolha o ano para ver as noticias anteriores

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br