Changemakers e Artemísia lançam desafio para estimular os negócios sociais

Mais um desafio foi lançado. Dessa vez, empreendedores sociais e empresários dispostos a fazer do seu negócio uma ferramenta em prol do desenvolvimento sustentável são os grandes concorrentes do desafio Changemakers.

Promovido em parceria com a Artemísia, o “Negócios para a Transformação Social: Criando o Campo dos Negócios Sociais” irá premiar os melhores modelos de negócios que estão contribuindo para construir esse novo campo e ampliar o alcance e impacto das iniciativas de negócios sociais.

Podem concorrer as iniciativas que forem sustentáveis e lucrativas ao mesmo tempo em que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e a redução da pobreza de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, pode participar. Basta fazer a sua inscrição no site do concurso até o dia 9 de junho e enviar seu modelo de negocio social. Três vencedores receberão um prêmio de US$ 5 mil para investir em seus projetos.

Negócios para melhorar o mundo

Para os organizadores do desafio os negócios sociais são um mecanismo poderoso para beneficiar comunidades vulneráveis de baixa renda ao prover bens e serviços essenciais para melhorar suas vidas e resgatá-las da pobreza.

A utilização de tecnologias e técnicas capazes de fazer com que um número crescente de pessoas de baixa renda usufrua de benefícios em áreas como nutrição, habitação, educação, saúde, seguros, energia e agricultura familiar é um dos potenciais dos negócios sociais, afirmam os organizadores.

Além disso, essas iniciativas são pioneiras no estabelecimento de novas formas de distribuição, definição de preços acessíveis e participação comunitária ao longo de toda a cadeia de valor.

“Nos últimos anos, o desenvolvimento do campo de negócios sociais ganhou velocidade”, explica Kelly Michel, fundadora da Artemísia. “Cada vez mais pessoas estão descobrindo que os mecanismos de mercado podem ajudar a solucionar desafios sociais de formas práticas e replicáveis. O desafio irá destacar práticas catalisadoras de negócios sociais em todo o mundo e inspirar uma nova geração a usar suas competências de negócios para melhorar a qualidade de vida de quem precisa”, diz.

(Fonte:Site ecodesenvolvimento.org.br )


Outras Notícias...
Escolha o ano para ver as noticias anteriores

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br