Pesquisadores da Faculdade de Engenharia
da Unesp criam jogo de computador que simula a formação
de empresas, permitindo aprendizagens em áreas como gestão
da produção, processo decisório e contabilidade.
Um jogo de computador que simula
a criação de uma empresa, para sua administração
dentro de um mercado também virtual, foi desenvolvido por
pesquisadores da Faculdade de Engenharia (FE) da Universidade
Estadual Paulista (Unesp), no campus de Bauru.
Idealizado para apoiar a aprendizagem
em áreas como gestão de empresas, processo decisório,
gestão da produção, contabilidade e processo
competitivo de mercado, o jogo Mercado Virtual pode ser
usado para apoiar o ensino de graduação, pós-graduação
ou na atualização profissional.
De acordo com o autor do
projeto, José de Souza Rodrigues, professor do Departamento
de Produção da FE, o uso de jogos representa
um apoio importante ao processo de ensino-aprendizagem.
“Trata-se de uma ferramenta que desempenha novas relações entre os alunos e os professores no âmbito das aprendizagens dos conteúdos programáticos. Ela cria um ambiente mais desafiador para todos e aumenta o interesse por aprender”, disse à Agência FAPESP.
O jogo foi projetado para ser usado em laboratório com acesso à internet, podendo tanto apoiar aulas presenciais como servir de vivência em plataformas de educação a distância. Além de ser um meio pelo qual se facilita o processo de ensino-aprendizagem, a própria ferramenta é objeto de estudo para o grupo de pesquisa na Unesp.
“Queremos entender como as variáveis aluno, professor e ambiente interagem quando são usados jogos de empresas. A partir daí, a ideia é elaborar materiais didáticos de apoio aos usuários desse tipo de sistema”, explicou Rodrigues.
“No momento, estamos procurando analisar as decisões dos alunos com o objetivo de desenvolver novas habilidades para o jogo, fazendo com que o próprio sistema se torne capaz de detectar possíveis lacunas de aprendizagem no modo de decidir do aluno”, disse.
Com base em linguagens PHP e Delphi, de programação de computadores, o sistema foi desenvolvido por meio de uma parceria da FE com o Colégio Técnico Industrial Isaac Portal Roldán (CTI), com apoio da FAPESP na modalidade Auxílio a Pesquisa.
Mãos à obra
No sistema virtual o jogador, após seu cadastramento, toma as primeiras decisões, como a definição do tamanho de sua empresa, que é determinada por variáveis como capacidade de processamento de produtos, número de equipamentos adquiridos e quantidade de funcionários contratados.
“A primeira atividade do aluno consiste em montar a empresa, pois nesse momento ele tem apenas os recursos financeiros. Em seguida, o jogo apresenta as principais características do mercado em que a empresa irá atuar e dos produtos que ela deverá produzir e comercializar”, explicou Rodrigues.
A partir dessas informações o aluno configura a empresa e monta sua estratégia para melhorar seu desempenho no mercado, considerando que cada jogador é considerado uma empresa em competição direta com outras.
O ranking é formado pela análise de cinco indicadores: lucro da jogada, lucro acumulado, participação de mercado, investimento e endividamento. Ganha quem melhor combinar esses fatores.
Os cálculos necessários podem ser feitos com o auxílio de calculadoras que tenham as operações básicas. Rodrigues aguarda aprovação de um projeto submetido recentemente à Unesp que deverá permitir o acesso ao jogo sem custo por pelo menos 500 alunos de graduação.
“Neste projeto específico, o objetivo
é ampliar nosso banco de dados de pesquisa e atender, principalmente,
instituições de ensino públicas. Nos demais
casos o acesso ao jogo terá um custo dependendo da finalidade
e abrangência do interesse de uso. Mas a nossa ideia
é cumprir a tarefa de oferecer uma opção
gratuita de uso do software à comunidade acadêmica”,
afirmou.
Integram a equipe de desenvolvimento
do Mercado Virtual a analista de sistemas Kátia
Lívia Zambon, coordenadora da área de habilitação,
e a administradora de empresa Ariane Scarelli, coordenadora da
área de estágio, ambas do Colégio Técnico
Industrial Isaac Portal Roldán (CTI).
Por Thiago Romero
Agência FAPESP
Data: 26/3/2009
Mais informações:
www.mercadovirtual.feb.unesp.br