Primeira Oficina entre Parceiros do Projeto "A Repartição dos Benefícios da Mata Atlântica - Conservação e Mercados Sustentáveis em Alagoas"

Projeto: "A Repartição dos Benefícios da Mata Atlântica - Conservação e Mercados Sustentáveis em Alagoas"

Primeira Oficina entre Parceiros – Projeto SEBRAE-AL, AMANE e IA-RBMA
20 MAR – sexta-feira – 2009 – Programa Consolidado:
* 8 horas de oficina técnica no SEBRAE-AL – Maceió, AL. Trata-se da primeira das duas oficinas previstas com parceiros.

08h-09h: Inscrições e abertura, com AMANE e CR-RBMA/Nordeste (Dorinha), SEBRAE-AL, CE-RBMA/AL (Afrânio Menezes), PPA – RBMA (Geraldo Gomes de Barros Neto), Representante de Murici e IA-RBMA (Paul Dale).
09h-10h: Apresentação do projeto pela Dorinha (AMANE) e pela Silvia (SEBRAE-AL).
10h-12h: Apresentação do histórico de certificação e promoção de mercados sustentáveis no AL, pelo SEBRAE-AL.
12h-14h: almoço.
14h-15h: Apresentação do histórico de atuação do CE-AL - RBMA em relação a mercados sustentáveis no AL – Afrânio Menezes.
15h-16h: Apresentação de Murici, como piloto, por seu representante e por AMANE.
16h-16h15: Apresentação dos PPAs em relação a mercados sustentáveis no AL – Afrânio Menezes.
16h15-17h: Apresentação de uma Usina Parceira dos PAs – RBMA, como piloto, em relação a mercados sustentáveis no AL – Cícero Augusto Almeida.
17h-18h: Apresentação da proposta básica do selo "Mercado Mata Atlântica - RBMA" – IA-RBMA para este processo, por Paul Dale.
18h: Planejamento da próxima oficina de fechamento do processo atual e possível início trabalho de grupo gestor do selo, para final de Maio / início de Junho de 2009 e Encerramento.

Dados gerais do evento:

Publico Alvo?
O público-alvo desta primeira oficina consiste em cerca de 20 a 30 pessoas. Trata-se da primeira oficina do projeto entre SEBRAE-AL, AMANE e IA-RBMA, de caráter mais técnico. A título de sugestão, deveria envolver: IA-RBMA (01 pessoa), CE-AL da RBMA (02 a 03 pessoas), AMANE (05 a 06 pessoas), PPA - RBMA (02 a 03 pessoas), Pacas (01 a 02 pessoas), Usinas Parceiras (02 a 03 pessoas) e SEBRAE-AL (número em aberto).

Nº de Participantes?
20 a 30 pessoas.

Tema e o Objetivo?
Tendo como tema central a discussão e o nivelamento, entre parceiros, sobre as iniciativas em fomento a mercados sustentáveis e sobre certificação, especialmente no Estado do AL, pretende abrir o processo de formação do grupo gestor do potencial selo de origem "Mercado Mata Atlântica - RBMA", propriedade do IA-RBMA, como contribuição e parte deste nosso Convênio e projeto. Pode ser o primeiro grupo gestor no país, deste selo de origem.

Recursos Necessários?
Solicitado ao anfitrião SEBRAE-AL: computador com acesso à Internet, projetor multimídia com áudio, microfone, quadro branco grande com canetas e apagador (ou lousa com giz e apagador), ar condicionado, tomadas diversas espalhadas pela sala, mais de 30 cadeiras com suporte para braço e café/lanche para 2 intervalos, além de sala reservada – sendo que os convites são responsabilidade de cada parceiro.

Sem emissão de certificados.

Material:
Não será disponibilizado material escrito específico ao projeto e ao Selo de Origem “Mercado Mata Atlântica – RBMA”. Sob responsabilidade de cada parceiro (SEBRAE-AL, AMANE e IA-RBMA) serão distribuídos folhetos institucionais e publicações dos mesmos. Preferencialmente em pasta que poderá ser oferecida pelo SEBRAE-AL, se possivel, com bloco de anotações e canetas.

 

Outras Notícias...
Escolha o ano para ver as noticias anteriores

 

 

Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br