Ernst Gotsch em POA, RS

Estará em Porto Alegre (POA), RS, no próximo dia 31 de outubro (de 2008), Ernst Götsch, especialista em sistemas agroflorestais. Na oportunidade será realizada uma oficina tendo como tema central os sistemas de produção dirigidos pela sucessão natural, como instrumento de recuperação de solos degradados. Este método visa a implantação em sistemas complexos altamente produtivos sem o uso de insumos. Ernst Götsch é agricultor e pesquisador, nasceu na Suíça e percorreu várias partes do mundo implantando reflorestamentos. Estabelecido no Brasil, há 20 anos, vem pesquisando e desenvolvendo Sistemas Agro Florestais (SAFs) em sua fazenda em Piraí do Norte, sul da Baia, tornando-se referência máxima em SAFs no Brasil o no mundo.

Uma vez por ano Ernst viaja pelo sul e sudeste do Brasil proferindo palestras, cursos e supervisionando SAFs implantados por entidades que procuram desenvolver um trabalho na sua linha de pesquisa e pensamento.

"Estou tentando criar, em cada parte do mundo onde intervenho como agricultor, agro-sistemas que sejam parecidos, na sua estrutura (ou sua forma de funcionar) e na dinâmica ao ecossistema natural e original do lugar. Ao mesmo tempo, tento deixar em todas as minhas intervenções (operações), um resultado positivo no balanço de vida e de energia "complexificada" em carbono, tanto no sub-sistema da minha intervenção, quanto no macro-organismo Planeta Terra", argumenta Ernest.

Segundo Ernest, suas intervenções buscam resultados que desenvolvam sistemas mais prósperos, uma vida com toda a sua abundância e mais complexidade em todos os seus aspectos no Planeta Terra, do qual somos parte, e não mais importantes do que todas as outras espécies.

A Oficina acontece no Auditório do Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Dr. Salvador França, 1427, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

As vagas são limitadas, e está sendo cobrada uma taxa de R$ 50,00.
Inscrições e informações: 33202027 /33202097 - jbea@fzb.rs.gov.br
A promoção é do Bosque de Canela/ASSECAN em parceria com o Jardim Botânico de Porto Alegre/FZB-RS.

Saiba mais sobre agrofloresta e Ernst Götsch: www.agrofloresta.net

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/FZB