Parque da Serra da Tiririca completa 16 anos e anuncia parcerias e novos projetos

Novas melhorias e conquistas para o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Niterói/Marica, RJ), fruto de parcerias com a comunidade, vão ser anunciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) durante as comemorações do 16º aniversário de criação da unidade, nesta quinta-feira (29/11/07). Entre as medidas estão a novos monitores ambientais, adoção e revitalização de trilhas e apresentação do projeto arquitetônico do Centro de Visitantes.

De acordo com a diretora de Conservação da Natureza do IEF/RJ, Alba Simon, a comemoração do aniversário tornou-se mais importante num ano de tantas conquistas. A Assembléia Legislativa aprovou a delimitação da unidade, que tem área de pouco mais de 2 mil hectares, uma medida importante para encerrar um longo período de conflitos socioambientais. A ampliação da área do parque, com a inclusão do complexo lagunar de Itaipu, as Dunas Grande e Pequena e o Sambaqui Camboinhas – uma medida reivindicada pela comunidade – também está sendo debatida.

Os investimentos continuam no ano que vem, através do Projeto de Proteção à Mata Atlântica (PPMA). Entre as ações previstas e que vão contar com recursos do projeto, resultado da cooperação internacional Brasil-Alemanha, estão a demarcação da unidade, a elaboração do Plano de Manejo e a construção de uma subsede no setor Morro das Andorinhas.

Entre as medidas a serem anunciadas no dia 29 está a assinatura de um termo de cooperação com o Grupo Brasileiro de Protetores Ambientais (Gbrapa) para alocação de recursos humanos para o parque. Quinze jovens vão trabalhar como monitores ambientais, na orientação dos visitantes e prevenção e combate a incêndios, entre outras atividades.

Outra medida administrativa será a apresentação do projeto arquitetônico do Centro de Visitantes do Parque, que inclui auditório, salão de exposições e loja de souvenirs, em parceria com a entidade Mania Brasileira.

A parceria com o Corpo de Bombeiros vai resultar no Plano Operativo de Combate aos Incêndios Florestais para reforçar o trabalho de fiscalização que já é feito de forma cotidiana pelos funcionários para evitar a ocorrência de queimadas e incêndios, principalmente no período de estiagem. A elaboração do plano começa em janeiro.

Também será anunciada na festa a adoção da Trilha do Colibri pelo Colégio Paulo Freire, de Niterói. Com 300 metros de extensão, a trilha é uma das mais procuradas por famílias para piqueniques e outras atividades de lazer.

O administrador do Parque, Adriano Lopes de Melo, informou que será inaugurada na festa a revitalização da subsede de Itacoatiara, com a transformação da guarita num pequeno centro de visitantes, e das trilhas da região, trabalho que também contou com a colaboração do Gbrapa.

Serviço:

Comemoração dos 16 anos do Parque Estadual da Serra da Tiririca
Dia e hora: 29/11/07 - 10h
Local: Sede do Parque (Rua Domingues M. Barboza - Recanto de Itaipuaçu, Niterói, RJ)

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
Tel: + (55 11) 2232-5728

E-mails: rbma@rbma.org.br
              cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
Tel: + (55 11) 2231-8555 ramal 2046
(55 11) 2232-5728

E-mail: mercado@rbma.org.br