ONG Preservação Possibilita Primeira Servidão Florestal do País

Oficializada a Primeira Servidão Florestal do Brasil

“Produtores rurais que precisam regularizar a situação legal de suas áreas têm um motivo a mais para comemorar a partir de agora.

Foi oficializada na última semana, a primeira Servidão Florestal do país, possibilitada pela ONG Preservação, sediada em Guarapuava (PR). O anúncio foi feito pelo diretor executivo da PRESERVAÇÃO, Alexandre Martinez, e pelo chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná, Ildefonso Costa, durante o lançamento de projetos ambientais da ONG.

Por meio da Servidão Florestal, a Fazenda Capão Alto, do município de Candói conseguiu o direito de adquirir uma área de 22 ha na Reserva Paisagem Araucária, no município de General Carneiro (PR) e de propriedade da PRESERVAÇÃO. A aquisição é necessária para completar os 20% de reserva legal da propriedade, ou seja, a área que deve, por lei, ser destinada à conservação. Como a fazenda já não possui área destinada à preservação, a alternativa foi compensar a reserva legal em outra propriedade, no caso, na Reserva da ONG.

“A alternativa não pretende estimular o desmatamento, mas sim apoiar a conservação dos fragmentos naturais já existentes. A área de General Carneiro possui 1.254 ha de floresta nativa, por isso, a preservação dessa propriedade significa um ganho inigualável para o meio ambiente”, explica Martinez.

De acordo com o chefe regional do IAP, para ser possibilitada a Servidão Florestal, é preciso que ambas as propriedades estejam situadas na mesma bacia hidrográfica e na mesma composição de municípios, para que haja um equilíbrio ambiental. Através da alternativa, o proprietário continua a utilizar a totalidade de sua área para produção, Resolve sua situação legal e ainda colabora para manter os fragmentos naturais. Embora a Servidão Florestal esteja prevista na Legislação Ambiental, a propriedade de Candói é a primeira no Brasil a realizar a compensação por meio dessa estratégia.”

Texto enviado por:
Tatiana Lazzarotto
Assessora de Imprensa ONG PRESERVAÇÃO
(42) 9914-5855; (42) 3622-0777

Porção sul do Estado do PR, permitindo identificação dos municípios de General Carneiro e de Candoí, PR. Imagem retirada pelo Programa “Mercado Mata Atlântica – RBMA”, em 22 de novembro de 2007, em:
http://www.matinhos.com/images/mapapr.jpg

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br