Novo Portal sobre energia e infra-estrutura na América do Sul

Buenos Aires e Brasília, 31 de outubro de 2007 – América do Sul é a região com maior biodiversidade do mundo e possui importantes recursos naturais. A enorme extensão de suas florestas, sua riqueza mineral, a água doce e seu potencial energético, fazem que seja vista como um "grande negócio para explorar". Não nenhuma dúvida de que os países da América do Sul necessitam desenvolver-se e integrar-se, porém a pergunta é "como" e " a quem beneficiará este desenvolvimento".

Entre as propostas regionais e nacionais para o desenvolvimento e a integração, destacam-se, atualmente, a Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (IIRSA), a criação do Banco do Sul e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado recentemente pelo Brasil, entre outras propostas.

No ano 2000, os governos dos 12 países sul-americanos lançaram a IIRSA, provavelmente o plano mais ambicioso de investimento em infra-estrutura do continente. A iniciativa planeja a construção de 10 eixos de grandes obras que incluem rodovias, hidrelétricas, gasodutos, hidrovias. Estes grandes eixos atravessam áreas de enorme riqueza em diversidade biológica e cultural, que poderão ocasionar impactos sobre as comunidades, aos ecossistemas e à capacidade destes para prestar serviços ambientais fundamentais para o desenvolvimento humano. América do Sul, uma região de 18 milhões de km², onde habitam 350 milhões de pessoas nos doze países, tem a maior diversidade biológica e a maior oferta de água doce do planeta.

Organizações civis de diferentes países sul-americanos, como também da Europa e América do Norte, vêem com preocupação estas grandes obras e projetos e reclamam outro tipo de integração regional que beneficie as sociedades dos países do continente, em clara referência à IIRSA e as outras grandes iniciativas planejadas em uma escala sem precedentes.

O lançamento do Portal www.infraest-energ-sudamerica.org busca gerar um espaço de informação pública, com o objetivo de potencializar as capacidades de incidência política e social, gerando processos alternativos sustentáveis sobre a base de outra integração possível. O novo Portal é de especial interesse para comunicadores sociais, jornalistas especializados, formadores de opinião, investigadores e tomadores de decisão de diferentes níveis.

O Portal destaca entre outras preocupações, o auge dos agrocombustíveis e a expansão sem controle da fronteira agrícola e de megaobras de infra-estrutura, tendo em conta que isto pode gerar mais custos que benefícios de curto prazo, com o agravante de que tais benefícios podem ser distribuídos de forma desigual na sociedade.

Somente no Brasil, as hidrelétricas já desalojaram de suas terras milhões de pessoas, inundaram mais de 34 mil km² de terras férteis, florestas e regiões ribeirinhas, destruindo paisagens, culturas e impactando gravemente a biodiversidade. Outro caso são as hidrovias projetadas que despertam inquietudes particularmente associadas com a destruição de recursos hidrobiológicos, a segurança ambiental e os meios de vida das comunidades locais e dos povos indígenas.

A sociedade civil organizada está solicitando transparência e informação sobre a forma que se identificam, avaliam e financiam os projetos integrantes da IIRSA e de outras iniciativas. A informação oportuna, transparente e objetiva será de enorme utilidade não somente para a sociedade, mas para os setores governamentais e outros interessados em participar, enriquecer e eventualmente reorientar os projetos.

Para mais informações:

www.infraest-energ-sudamerica.org

Imprensa: Infraestructura y Energía en Sudamérica
Federico González Brizzio

Contatos para entrevistas

ARGENTINA

FARN: Natalia Machain - nmachain@farn.org.ar
Prensa: Federico Sangalli - prensa@farn.org.ar

Fundación PROTEGER: Jorge Cappato - rios.proteger@arnet.com.ar
Prensa: Federico González Brizzio - comunicacion@proteger.org.ar

M'Biguá: Daneri Daneri - jorgedaneri@mbigua.org.ar
Prensa: Romina Suarez - comunicacion@mbigua.org.ar

BRASIL

ECOA: Alcides Faría - alcidesf@riosvivos.org.br
Prensa: Patricia Zerlotti - patricia@riosvivos.org.br

NAT: Elisángela Soldatelli Paim - elisangela@natbrasil.org.br
Prensa: Eliege Fante - imprensa@natbrasil.org.br

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br