Procedimentos para Pesquisa na Internet

Introduzir alunos de graduação e pós-graduação no campo da investigação científica e garantir que suas pesquisas, principalmente nos meios eletrônicos, tenham qualidade suficiente para o avanço do conhecimento na área em que atuam.

Essa é a proposta do livro Pesquisa & pesquisador: noções básicas da investigação à criação científica, que acaba de ser lançado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Araraquara (Foar) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no interior paulista.

A publicação apresenta princípios norteadores para que os alunos possam executar investigações em bases de dados confiáveis na internet, com orientações que vão desde a coleta de dados até a publicação de artigos científicos.

“O diferencial do livro é que ele apresenta as visões de atores dos três principais segmentos da universidade no campo da pesquisa: o aluno de pós-graduação, o professor e o corpo técnico, nesse caso representado por uma bibliotecária que oferece suporte à busca de informações em bases de dados disponíveis na web”, disse à Agência FAPESP Lourdes dos Santos Pinto, professora do Departamento de Clínica Infantil da Foar e uma das autoras da obra. “Essa troca de conhecimentos permite que o aluno seja introduzido no mundo da investigação científica de maneira direta e objetiva.”

Além das fontes de pesquisa, como bases de dados referenciais e textuais, o livro traz informações sobre como elaborar um currículo Lattes, monografias, dissertações e teses. A obra tem ainda um capítulo especial sobre evidência científica, com referências à importância da revisão sistemática e da metanálise, procedimento em que métodos estatísticos são empregados para combinar os resultados dos estudos selecionados.

“Atualmente, boa parte dos cursos de odontologia e medicina, por exemplo, tem nas evidências científicas um ponto de referência tanto para o ensino como para a pesquisa. Trata-se de uma avaliação de todos os trabalhos publicados sobre o assunto para a definição das melhores práticas. O livro explica como acessar o conhecimento baseado em evidências a partir de trabalhos em revistas especializadas”, disse Lourdes.

“Pesquisa científica”, “Investigação científica nos meios eletrônicos”, “Currículos”, “Projeto de pesquisa, monografia, dissertação e tese”, “Artigo científico”, “Como fazer citações e referenciar textos” e “Evidência científica” são os sete capítulos.

“O dinamismo e a evolução dos meios eletrônicos trouxeram para a sociedade uma grande quantidade de informações simultâneas, principalmente no campo da investigação científica. Realizar uma pesquisa ante as inúmeras fontes disponíveis na rede mundial de computadores é um grande desafio”, destacam os autores. Segundo eles, o livro apresenta “ferramentas básicas para que o pesquisador possa transpor as dificuldades inerentes que uma pesquisa apresenta”.

O livro também é assinado por Fábio Luiz Scannavino, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Foar, e Maria Helena Komasti, diretora do Serviço Técnico de Biblioteconomia e Documentação da Unesp.

Mais informações sobre o livro: dirstbd@foar.unesp.br

Por Thiago Romero
Agência FAPESP (01/08/2007)