Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas

A segunda edição da Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades (Inovatec) será realizada de 1º a 3 de agosto no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo.

O evento está voltado à realização de contatos de negócios entre instituições de pesquisa e empresas. Trata-se de um ambiente para acelerar o processo de transferência de conhecimento, de forma que trabalhos de pesquisa tenham maior possibilidade de se transformar em novos processos e produtos.

Tendo como expositoras boa parte das principais universidades e centros de pesquisa do Brasil, o evento é organizado de modo a oferecer diversas oportunidades de contato inicial e intercâmbio de informações entre as instituições expositoras e as empresas visitantes.

Para atingir seu objetivo, além dos espaços de negócios dos estandes, haverá também uma área para a realização da rodada de negócios que funcionará de duas formas: mediante agendamento prévio de reuniões e em continuidade aos seminários de oferta e demanda, que serão realizados em auditórios próximos.

Os agendamentos nas rodadas de negócios e o credenciamento de visitantes podem ser feitos pelo site da Inovatec 2007. Representantes das empresas interessadas podem solicitar agendamento com até cinco instituições expositoras. As instituições escolhidas entrarão em contato por e-mail marcando o horário de reunião ou informando indisponibilidade de agenda e sugerindo nova data. Elas informarão também se a reunião ocorrerá em seu estande ou na rodada de negócios.

A partir desta segunda-feira (2/7) serão iniciados os agendamentos para o banco de patentes. Empresas poderão se reunir com instituições expositoras que contam com expressiva quantidade de patentes de produtos, processos e tecnologias.

A FAPESP participará da Inovatec como parte do estande que reunirá as instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. Estarão representadas as universidades estaduais Paulista (Unesp), de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP), as universidades federais de São Carlos (UFSCar) e de São Paulo (Unifesp), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), os institutos Biológico, Butantan, de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), de Economia Agrícola (IEA), Agronômico (IAC), de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Pesca, de Zootecnia e a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

A Inovatec 2007 é uma realização do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e conta com a parceria do Governo do Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec) e o apoio de dezenas de entidades empresariais e representativas dos setores de pesquisa.

Segundo os organizadores, o encontro pretende, além de aproximar empresas de centros de pesquisa, fomentar também a prática inovativa dentro das próprias empresas, estimulando um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a adoção de visões inovadoras sobre como desenvolver negócios.

A feira tem como público-alvo empresários de médio e pequeno porte, diretores e gerentes de empresas de médio e grande porte, dirigentes de instituições públicas e privadas de pesquisa, agentes públicos de incentivo e apoio à inovação e pesquisadores.

A Inovatec 2007 também contará com Seminários de Demanda e Oferta Tecnológica. No primeiro dia, o tema será “A Lei de Inovação Tecnológica e o papel das agências de inovação e das fundações de amparo e financiamento a pesquisa na viabilização de projetos entre empresas e instituições de pesquisa”, que contará com a participação da FAPESP.

No dia 2 de agosto, será realizado o seminário “Projeto e implantação de departamentos de P&D em pequenas e médias empresas. Identificação da necessidade, projeto estratégico, seleção de RH, implementação e gestão”.

Mais informações: www.feirainovatec.com.br

Agência FAPESP (02/07/2007)