Comitê da Bacia do Rio Miranda realiza Planejamento Estratégico
Dias 28 e 29 de junho

Iniciativa vai definir as ações para a Bacia Hidrográfica do Rio Miranda

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda irá realizar encontro para planejar as atividades para o período 2007/2008. Esse é o primeiro comitê de Bacia do Mato Grosso do Sul. O evento será no Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia do Mato Grosso do Sul (CREA/MS), em Campo Grande, nos dias 28 (quinta-feira, de 8h às 19h) e 29 de junho (sexta-feira , de 8h às 17h). A agenda envolve temas como o estado do Aqüífero Guarani, que abrange uma parte da bacia, e a qualidade da água do rio Miranda, por exemplo.

Participam os membros titulares e suplentes que representam os segmentos: órgãos governamentais federal, estadual e prefeituras municipais; usuários (pecuaristas, irrigantes, empresas de saneamento, indústria e outros) e sociedade civil (universidades, ongs ambientalistas, sindicatos de trabalhadores, associações profissionais).

O planejamento estratégico tem como objetivos facilitar o conhecimento entre os membros do Comitê, procurando identificar nível de representatividade, trabalhos desenvolvidos, envolvimento e compromisso com o comitê; socializar conhecimentos sobre a situação da bacia e o papel do Comitê diante dos problemas apresentados; informar aos membros sobre os principais projetos e programas que estão sendo desenvolvidos na bacia, possibilitar a discussão sobre a relação do Comitê com esses projetos e identificar os principais desafios e estratégias para o funcionamento e para agenda do comitê em 2007-2008.

O presidente do Comitê e Prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, destaca a importância do planejamento. "O planejamento para a bacia hidrográfica visa garantir a qualidade das águas, inclusive para a questão do turismo ambientalmente responsável". Já o vice-presidente, José Aparecido Fernandes Gonçalves, que representa a categoria dos usuários, afirma que o planejamento "pode colaborar para garantir a continuidade do oferecimento de água de qualidade para todos os usos que existem na bacia". O secretário-executivo do Comitê, Felipe Dias, que representa a sociedade civil organizada, lembra a importância da participação de todos os membros do Comitê, "pois estarão sendo definidos rumos e de que forma acontecerá o desenvolvimento na Bacia".

O planejamento estratégico do Comitê tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC/MS), do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia do Mato Grosso do Sul (CREA/MS), da Fundação Cândido Rondon (FCR), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do WWF-Brasil.

RESUMO

O que: Planejamento Estratégico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda

Quando: dias 28 (quinta-feira, de 8h às 19h) e 29 de junho (sexta-feira, de 8h às 17h)

Onde: CREA - R. Sebastião Taveira, 272. Monte Castelo - Campo Grande, MS - CEP: 79010-480.

Outras informações:

Regina / cbhriomiranda@fcr.org.br

Telefones:
(67) 3318-0804
(67) 3318-0866

* Obs: pedir para falar com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br