Comissão da Baleia Encerra Reunião sem Vitória dos Baleeiros

Apoio ao Uso Não-Letal Representa Avanço para a Conservação

ANCHORAGE, Estados Unidos, 31 de maio - A 59. Reunião Anual da Comissão Internacional da Baleia (CIB) se encerra hoje sem nenhuma vitória dos países baleeiros, mas com expressivas mudanças políticas a favor da conservação. Pela primeira vez em seus 59 anos de existência, a CIB reconheceu como legítimos e merecedores de proteção contra a caça os usos não-letais dos cetáceos, como o ecoturismo e a pesquisa.

O endosso ao manejo não-letal foi formalizado através de uma Resolução proposta pelo Brasil e co-patrocinada por todos os integrantes do bloco latino-americano na CIB, aprovada por 41 votos a 11. mesmo países tradicionalmente pró-baleeiros como a Dinamarca aprovaram a iniciativa brasileira, enquanto outros, como os do Caribe e o Japão, optaram por não participar da votação.

Segundo o Vice-Comissário do Brasil na CIB, José Truda Palazzo Jr., "o reconhecimento dos usos não-letais das baleias pela CIB abre caminho para que se impeça a volta da caça comercial de baleias em alto-mar naquelas regiões onde os países desenvolvem programas de conservação e aproveitamento sem matança dos cetáceos, como é o caso de toda a América Latina". Apesar de estar em vigor uma moratória da caça comercial de baleias, o Japão segue capturando esses animais na Antártida e no Pacífico, a pretexto de "pesquisa", ainda que a carne resultante da matança acabe sendo vendida nos mercados japoneses.

A proposta conjunta de Brasil, ARgentina e África do Sul para a criação de um Santúário de Baleias no Atlântico Sul recebeu uma maioria expressiva de votos na sessão plenária da CIB - 39 a favor e 29 contra - mas não atingiu os 3/4 necessários a sua implementação. Mesmo assim, o clima e ntre os países conservacionistas era de otimismo, pelo crescimento da votação favorável em relação a anos anteriores.

As propostas japonesas de aprovação de caça costeira foram rejeitadas e somente receberam aprovação da Comissão a continuidade das capturas aborígenes de baleias no Ártico e em Bequia, uma ilha do Caribe.

A próxima reunião da CIB será em Santiago, Chile, em junho de 2008.

Maiores informações: Delegação Brasileira à 59a. CIB
info@baleiafranca.org.br
Telefone: (48)99730977

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br