I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas
I Workshop de Conservação e Manutenção de Trilhas - PNT 2006

I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas

01 - prorrogados os prazos para entrega de trabalhos técnicos: O prazo para envio foi estendido até 04/10/2006. O período de aceite permanece de 25/09 a 08/10 e a entrega do artigo completo de 08/10 a 20/10. Baixe as normas em www.infotrilhas.com/congresso/Downloads/Normas_trabalhos-tecnicos.pdf

02 - Perfil preliminar dos Resumos dos Trabalhos técnicos indica preocupação com a questão de Planejamento e Manejo da visitação mas é pouco expressiva quando se trata da recuperação de áreas degradadas e impactos em flora e fauna.

Dos resumos recebidos para avaliação, 47% se referiam a Planejamento e manejo de trilhas, 33% sobre Trilhas interpretativas e comunidades tradicionais; 13% sobre turismo e recreação e 07% sobre Recuperação de áreas degradadas e impactos na Flora e fauna.

Em um primeira análise é possível que este perfil tenha sido estabelecido em função do elevado nº de geógrafos e turismólogos inscritos, dada a relação direta de suas áreas. Uma outra possibilidade seria a questão do ecoturismo ainda não ser atrativa o suficiente para ser reconhecida como uma atividade degradante com consequencias importantes para a biota local.

Contudo esta lacuna deixada por biólogos, ecólogos, botânicos etc., pode ser uma referencia a ser considerada pelos gestores, pesquisadores e consultores. Em um pais onde a biodiversidade é reconhecida mundialmente, aparentemente o viés do manejo de trilhas ainda é fortemente fundamentado em relação ao consumo de paisagens e lugares que proporcionem serviços para o turismo de aventura e/ou prática de esportes na natureza.

Neste aspecto, embora flora e fauna não contem muitas vezes como atrativos determinantes para a percepção do turista como parte do "pacote" que consome; considerações sobre a valoração ambiental da biodiversidade, não só em relação ao seu valor de uso como também de existência, podem ser determinantes na busca da tal "sustentabilidade" do ecoturismo.

Sinais de deterioração do patrimônio cênico e natural já são amplamente perceptíveis e mesmo as causadas através das alterações ambientais promovidas pelo aparelhamento das áreas naturais com infra-estruturas de suporte ao turista ou criação de serviços ligados ao turismo e ao ecoturismo em comunidades locais..

Neste sentido, ao criar 4 temas e 13 subtemas, tendo como referencia o manejo de trilhas, a Comissão Organizadora do I CNPMT reforça o convite aos colegas a divulgar a importância e necessidade do planejamento e manejo de trilhas como uma necessidade essencial para o desenvolvimento do ecoturismo sustentável no Brasil.

força o caráter multidisciplinar das ações relacionadas com as práticas ecoturísticas e de lazer em áreas naturais,

03 - Programação do I Workshop de Conservação e Manutenção de Trilhas - PNT 2006 já esta completa. O workshop será realizado nos dias 11 e 12/11 (sábado e domingo) no Parque Nacional da Tijuca e contará com palestras de nivelamento e atividades práticas divididas em módulos (veja a programação em www.infotrilhas.com/congresso/progr_cursos-05_Progr.htm

Como produtos finais haverá a apostila das palestras e CD com fotos e relatórios das atividades de campo

Para colaborar com a divulgação, baixe o cartazete em http://www.infotrilhas.com/ICNPMT-1.pdf
(tamanho A4 para impressão)


04 - "Entrada de estudante": Conforme parcerias estabelecidas: também se inscrevem na categoria Estudantes: Montanhistas de clubes filiados a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME); Sócios da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). Envie comprovante anexo (declaração, ou carteira escaneada ou nº de inscrição...)


05 - Links de interesse para quem vem:

- Programação: - Cursos e oficinas: www.infotrilhas.com/congresso/cursos.htm
- Hospedagem: www.infotrilhas.com/congresso/turismo.htm#Hoteis
- Como chegar: http://www.infotrilhas.com/congresso/local.htm

Flávio "Zen" Mello
Comissão Organizadora
www.infotrilhas.com/congresso

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br