Feira da Agricultura Familiar terá 500 expositores e estandes temáticos

Queijos, grãos, salames e artesanato de estados como Santa Catarina e Bahia são alguns dos produtos que serão encontrados na terceira Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O Evento começa no dia 21 e vai até 25 de junho, no Pavilhão da Expo-Brasília, no Parque da Cidade.

Os produtos da agricultura orgânica serão destaque entre os cerca de 500 expositores de todos os estados do país. Cerca de 20% dos produtos, como temperos, frutas e mandioca, serão orgânicos. "Temos estimulado essa participação porque entendemos que é preciso trabalhar um processo entre os agricultores familiares para que eles possam, no dia-a-dia implentar um modelo mais sustentável de agricultura", diz o coordenador do Programa Agroindustrial do MInistério do Desenvolvimento Agrário, Adelmar Batista.

Estudantes temáticos com produção artesanal de mulheres indígenas e quilombolas também terão espaço no evento - este ano o artesanato contrará com 153 expositores. O dia de São João, 24 de junho, será lembrado com comidas típicas de festa junina. Pratos de estados brasileiros também serão servidos na praça de alimentação da feira.

Além da venda ao público, nos dias 23 e 24 acontecem rodadas de negociações entre os agricultores e empresários, como proprietários de restaurantes, bares e supermercados. Em 2006, os participantes venderam cerca de R$ 1,5 milhão e outros R$ 8 milhões foram negociados durante as rodadas.

A feira também funciona como vitrine para exportações, de acordo com Adelmar Batista. Segundo ele, em 2005, produtores de café de Minas Gerais fecharam acordo de comercialização com a Turquia.

A expectativa é que a feira receba a visita de cerca de 60 mil pessoas, o mesmo público do ano passado. O dinheiro arrecadado com os ingressos vai para o Programa Fome Zero. A organização é do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

(Fonte: Yara Aquino/ Agência Brasil)

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br