Programa Mercado Mata Atlântica abre ações no Nordeste, nos estados de Alagoas e Pernambuco

No período de 29 de março a 01 de abril estiveram em Missão no Nordeste brasileiro, o Presidente do Conselho Nacional da RBMA, Sr. Clayton Lino e o coordenador do Projeto Aliança para o Consumo Sustentável, Sr. Marcelo Nunes.

A viagem teve caráter técnico no intuito de estabelecer parcerias, ampliar, monitorar e consolidar as ações que vem sendo desenvolvidas pelo consultor local Sr. Osvaldo Lira que, desde dezembro de 2005, está buscando identificar e cadastrar empreendimentos sustentáveis /locais para o desenvolvimento das ações do Programa Mercado Mata Atlântica, nos estados de Pernambuco e Alagoas, uma das áreas prioritárias de atuação da RBMA.

Nesta ocasião foi encaminhado junto ao SEBRAE / AL a formalização de um acordo de parceria para estruturar o Balcão Mata Atlântica de Serviços e Negócios Sustentáveis no nordeste. A idéia é que os Serviços oferecidos pelo Balcão possam contemplar as ações já desenvolvidas pelo SEBRAE no local, somando conservação e geração de renda com qualificação, principalmente para comunitários.

A missão ficou centrada nos municípios de:

1. União dos Palmares, terra de Zumbi dos Palmares, onde estivemos conversando com moradores do Assentamento Pacas que tem 85 famílias que convivem numa área de aproximadamente 900 hectares, dos quais 200 ha são conservados com Mata Atlântica, vizinha da Estação Ecológica de Murici. O trabalho para geração de renda a ser desenvolvido neste assentamento é essencial para o Desenvolvimento Sustentável. Hoje as famílias vêm sendo capacitas para a geração de renda através do artesanato de bordados renascença (tradicional que estava em risco), de cerâmica e de sementes agroflorestais; três viveiros de mudas de espécies nativas; apicultura e sistemas agroflorestais. Este processo de capacitação tem grande interface com o Projeto PICUS, executado pela Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste - Amane e parceiros, sendo apoiado pelo Funbio.

No mesmo município, às margens da Rodovia BR 104 estivemos na lojinha Zumbanarte da Associação dos Artesãos do Povoado de Jacinto que trabalham com artesanatos de fibra de banana. É um grande projeto social que gera emprego e renda, como alternativa às famílias que trabalham na produção e manejo da cana de açúcar. Hoje têm como importante mercado a Bahia;

2. Feliz Deserto - onde encontramos a Associação de Artesãs de Feliz Deserto, empreendimento já cadastrado no Balcão Mata Atlântica e que está conseguindo colocar os artesanatos de Taboa, produzidos por trinta mulheres / famílias, nos principais mercados do Brasil. Este empreendimento vem conseguindo gerar cerca de 1 salário mínimo por mês para cada artesã;

3. Marechal Deodoro – visitamos a área da usina Sumaúma, que possui uma excelente área de remanescente de Mata Atlântica que circunda as áreas produtivas com cana. Esta usina pertence ao grupo Toledo que teve homologado seu Posto Avançado da Reserva da Mata Atlântica, composto por três núcleos nos municípios de Marechal Deodoro, Cajueiro e Penedo.

Em 30 de março realizamos uma reunião com organizações locais visando integrá-los aos projetos Picus e Aliança para o Consumo Sustentável, facilitando assim o dialogo de forma a construir uma estratégia conjunta de atuação na região. Participaram da Reunião: Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, AMANE, Instituto Vila Flor, Instituto Murici, Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Instituto para Preservação da Mata Atlântica e Macambira.

Através de uma conversa de fundo entre RBMA, AMANE e Grupo João Lyra pensamos na possível estratégia de elaborar um grande projeto para recuperação da paisagem na Serra da Barriga, berço de Zumbi dos Palmares, que está em situação de risco pelo desflorestamento elevado e falta de investimentos locais, o que inviabiliza a geração de renda das populações locais, inclusive de remanescentes de quilombo, desperdiçando um potencial turístico sociocultural de importância mundial.

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br