Abertas inscrições para curso de Agroecologia à distância promovido pela SAF/ Dater

Estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Aperfeiçoamento à Distância em Agroecologia, promovido pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O curso é realizado em conjunto com a Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e a Rede de Instituições Vinculadas à Capacitação em Economia e Políticas Agrícolas da América Latina e do Caribe (Redcapa).

Já foram realizadas 40 inscrições. O período para inscrição vai até o dia 24 de fevereiro e poderão participar até 20 alunos por estado. O curso tem como objetivo formar profissionais para que possam contribuir com os agricultores familiares na implementação de práticas agroecológicas, no ensino, na pesquisa ou, ainda, para atuar junto às organizações governamentais e não-governamentais. Podem participar técnicos que atuam em serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em projetos de desenvolvimento rural ou em entidades de Pesquisa e Ensino.

As aulas iniciam no dia 6 de março e terminam no dia 23 de junho, e terão duração de 13 semanas, distribuídas em 13 módulos à distância, num total de 130 horas. O curso irá discutir os aspectos teóricos e práticos da Agroecologia e suas implicações para o desenho de agroecossistemas biodiversos e sustentáveis, assim como o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Para isso, incorpora atividades de instrução intensiva, leituras dirigidas e discussões via Internet.

Segundo o coordenador-geral do Dater, Francisco Caporal, o curso responde a uma demanda crescente por conhecimentos na área de Agroecologia. “A opção de realizar uma experiência com curso à distância está determinada pela necessidade de criar oportunidade para profissionais de todo o País que atuam em extensão rural, inclusive em municípios isolados do interior, para que possam buscar aperfeiçoamento, seguindo com seu trabalho cotidiano. E, por isso, a ferramenta usada será o ensino à distância”, destaca.

Caporal ressalta, ainda, que a Política Nacional de Ater (Pnater) coloca a agroecologia como base científica para apoiar processos de transição para estilos de agricultura e de desenvolvimento rural sustentáveis. “As universidades estão muito aquém deste novo paradigma, de modo que o aperfeiçoamento profissional oferecido pela Secretaria, por meio do Dater, nesta área do conhecimento, é de vital importância para o desenvolvimento sustentável do País”, finaliza.

Para efetuar a inscrição no Curso de Aperfeiçoamento à Distância em Agroecologia, o candidato deve preencher o formulário disponível no site da Redcapa (www.redcapa.org.br/portugues/cursos/agroecologia-pt.htm).

Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra
Jornalista responsável: Ana Lúcia Ribeiro da Silva (Mtb 6193/0268)
(61) 3411.7689 / 7697 / 7160 – FAX (61) 326.3583
e-mail: comunicacaosocial@mda.gov.br

 
Links relevantesAgendaGlossário

© 2004 Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
CEP 02377-000 - São Paulo - SP
+ (55 11) 2208-6080 / 2208-6082
secretaria@rbma.org.br | cnrbma@rbma.org.br | cnrbma@uol.com.br

Mercado Mata Atlântica - RBMA:
E-mail: mercado@rbma.org.br