O Programa Mercado Mata Atlântica visa identificar, qualificar e promover produtos, serviços e negócios sustentáveis na Mata Atlântica. Vem sendo estruturado com o apoio do Projeto Aliança para o Consumo Sustentável, patrocinado pela união Européia, e que tem como parceiros além da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, as ONG´s Amigos da Terra, Imazon e Imaflora.

O Programa Mercado Mata Atlântica trabalha com os seguintes princípios de sustentabilidade:

1. A Produção deve estar em equilíbrio com a capacidade de suporte dos ecossistemas, integrada com a paisagem e com a cultura local;

2. A Responsabilidade Socioambiental deve ser um compromisso de todos os empreendimentos;

3. A Geração de emprego e renda deverá ser priorizada através do fortalecimento dos empreendimentos locais, da abertura de mercados responsáveis e da promoção da cidadania;

4. O uso dos recursos naturais e do patrimônio cultural deve estar em conformidade com normas de certificação ou com acordos coletivos de uso e responsabilidade;

5. A redução e a reciclagem de matéria prima deve ser adotada e incentivada pelos empreendimentos e pelos consumidores.

6. A qualidade de bens e serviços deve ser buscada de forma permanente, através da capacitação dos produtores, do desenvolvimento tecnológico e do resgate dos conhecimentos tradicionais;

7. O consumo sustentável e solidário deve ser promovido em todos os setores da sociedade.

Linhas gerais do Programa Mercado Mata Atlântica:

1. Identificação de empreendimentos e negócios sustentáveis especialmente comunitários, associativos, cooperativos, e de micro e pequenas empresas, na área da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, definida em 15 Estados, no sul, sudeste e nordeste do Brasil, em caráter permanente de levantamento;

2. Promoção e divulgação dos empreendimentos através de feiras, exposições, rodadas de negócios e outras;

3. Melhoria de qualidade de produtos e serviços locais através de seminários, oficinas, processos de certificação e afins;

4. Valorização de produtos e serviços através da agregação de valores sociais e serviços ambientais;

5. Conscientização de consumidores em geral e populações urbanas em especial, como forma de consolidar o mercado de produtos sustentáveis.

 
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